Confira no texto abaixo 8 dicas para organizar seu canteiro de obras.
Na construção civil a organização é sinônimo de economia, já ouviu falar isso? Já ficou um tempão procurando uma ferramenta e acabou comprando outra por não a encontrá-la? Caso você ainda não tenha ouvido falar isso, preste atenção pois essa matéria irá lhe mostrar que a organização da sua obra pode lhe garantir uma grande economia na utilização de seus materiais, no tempo de trabalho e principalmente no investimento do seu empreendimento.
É de extrema importância que haja um planejamento em seu canteiro de obra, independentemente do tamanho. Basicamente o canteiro de obra consiste em um espaço determinado para o armazenamento de todos os materiais que serão utilizados na sua obra, desde pregos e parafusos, até cimentos e blocos. O espaço pode ser simples, pois ele é temporário e será utilizado apenas durante a obra, por isso recomendamos que procure fazê-lo com materiais que não possuem um alto custo e, se possível, faça coberto e de com fácil acesso para todos os colaboradores.
O canteiro organizado irá lhe proporcionar inúmeras vantagens, como a otimização da produtividade, redução de distância dos materiais em relação ao local de trabalho e, principalmente, a redução de acidentes, pois com todos os materiais e equipamentos organizados em determinado espaço, não existirá nada espalhado em sua obra, assim, minimizando a possibilidade de acidentes.
-
Faça um projeto da obra
, mesmo que seja um pedaço de papel desenhado com caneta BIC, em casos de obras pequenas. Nesse projeto você estará pensando onde os materiais vão chegar, onde serão utilizados e onde estará o transito e permanência das pessoas envolvidas.
-
O canteiro deve estar bem organizado e limpo
, cuidado ao guardar o material e evite mudanças. Os corredores de passagem devem ser bem estabelecidos pois o deslocamento de material gera desperdício.
-
Se possível contrate alguém
(pode ser um arquiteto ou engenheiro) para o planejamento e administração de materiais e obra, isso permite reduzir o desperdício, que chega a representar um custo adicional de 12% do valor da obra.
-
Faça uma lista de materiais
e uma programação das compras necessárias para toda a obra. Compre a quantidade de material que será usada na etapa de execução que está sendo feita. Uma grande quantidade de materiais estocados pode levar ao desperdício.
-
Quanto aos materiais de construção guardados na obra
lembre-se: Tijolos e telhas devem estar em pilhas para evitar quebras; sacos de cimento e argamassas devem ser armazenados longe da umidade e calor excessivo.
-
Os materiais delicados
devem ser transportados em carrinhos de mão.
-
Para manuseio do aço na obra
é necessário adotar rotinas relacionadas ao recebimento no canteiro, passando pelo corte planejado, a montagem e o controle das sobras geradas. A criação de uma central de montagem é uma boa solução para reduzir os custos e melhorar o padrão de qualidade.
-
Não deixe que os funcionários esqueçam de utilizar equipamentos de segurança
como: capacetes, luvas, máscara descartável e calçado adequado. Eles são fundamentais para que os acidentes não aconteçam e olha que se tratando de uma obra, isso não é difícil.
Fonte: http://www.arquitetaresponde.com.br/como-organizar-um-canteiro-de-obra/