Projeto Habitacional Cajuru

Projeto TibagiEm 1999 começou um grande projeto Habitacional que além de inovador foi também sustentável na cidade de Sacramento – MG. O programa, mais conhecido como Projeto cajuru, ajudou mais de 1000 pessoas a realizarem o sonho de adquirir a casa própria, beneficiando famílias de baixa renda que não tinham condições financeiras e que possuíam uma renda de até três salários mínimos.

Toda a mão de obra partiu dos próprios moradores que se reuniam em mutirões para participarem de alguns treinamentos profissionais com o grupo Aguilar para que assim pudessem dar início às obras. O mais interessante é que a população participou de todas as etapas da construção efetivamente, desde a fabricação dos blocos até a finalização das instalações hidráulicas e elétricas, todas as casas foram construídas com o sistema construtivo modular, um sistema que funciona como se fosse peças de brinquedos “LEGO”, no qual se encaixam entre si. Por ser um sistema recente no Brasil, demonstrava ser algo complexo, mas bastava uma simples orientação técnica para que qualquer pessoa pudesse fazer a edificação de uma casa.

Projeto TibagiA Sahara tecnologia com parceria a prefeitura de Sacramento, forneceu todo o maquinário para a fabricação do Tijolo Ecológico Solo Cimento, que é um dos principais fatores do barateamento do custo das casas, cada moradia custou em média 4,5 mil reais para as famílias que poderiam optar por fazer o financiamento pela Caixa Econômica Federal, sem a utilização do tijolo ecológico o custo da casa seria em torno de 9 mil reais. No ano final de 2002 foi entregue o último lote das casas do programa.

O projeto Cajuru foi pioneiro na utilização desse tipo de recurso no Brasil, e foi representar o país no I Congresso Mundial de Tecnologia Social da UNESCO, em Paris, França.

Vídeos do Projeto:

Formulário de Contato

Formulário de Contato

blank