Como Assentar Tijolo Ecológico

Você sabe como assentar o tijolo ecológico?

Para começar nosso artigo, temos uma pergunta para fazer a você, nosso leitor do blog da construção civil.
Qual a melhor forma de assenta os tijolos ecológicos?

  • A – Cimento cola.
  • B – Cola branca.
  • C – Nada.

Fique até o final desta leitura que vou escolher todas suas dúvidas sobre esse assentamento correto do tijolo.
Se você escolheu a opção A saiba que eu erro na escolha para fazer o assentamento dos tijolos para sua obra, porque não podemos usar o cimento cola para assentamento.

  • Ele é mais resistente que o próprio tijolo.

Cimento Cola

O tijolo ecológico acontece de dilatar e esse efeito de dilatação ocorrer com o tempo do tijolo, por isso não é recomendado o cimento cola para fazer o assentamento, pois no processo de dilatação dos tijolos o cimento cola por petrificar e por ser mais resistente ocasiona rachaduras o tijolo ecológico, outra coisa que ocorre com o cimento cola é o nivelamento dos tijolos, vou deixar uma imagem abaixo para demonstrativo de como fica o assentamento com esse material.

Tijolo Ecológico

Veja como a parede ficou desalinhada por conta do assentamento, por isso quem escolheu a opção A errou ao optar por ela, então vamos continuar com nosso artigo para quem escolheu a segunda opção.

  • Cola Branca.

Cola Tijolo Ecológico

A cola branca é uma boa opção de fixação dos tijolos ecológicos, mas não é uma opção de assentamento, pois a cola vai ajudar a manter o tijolo no lugar caso alguém esbarre nos tijolos movendo eles de lugar.

Veja na imagem abaixo:

Construindo Tijolo Ecológico

Lembrando que a cola branca de madeira é usada como uma técnica para estabilizar ou fixar o tijolo e não como um assentamento, mas é uma opção pode se usar.

Vamos continuar, pois ainda temos uma opção restando para esclarecermos.

 

·         NADA

Quem escolheu a alternativa C acertou

Você deve estar se perguntando por que a resposta certa é nada, vou esclarecer essa sua dúvida, pois muitos erram quando vão construir com o tijolo ecológico nessa parte, por isso nós da Jarfel//Sahara damos um treinamento exclusivo para todos nossos parceiros que adquiriram a máquina, mas hoje vamos disponibilizar uma parte desse conhecimento para nossos leitores.
Vamos às explicações agora:

 

  1. O tijolo já estará assentado na primeira fiada de tijolo que é a fundação, é necessário ter um conhecimento sobre o assentamento da fundação do tijolo para que o restante da obra continue e termine da maneira correta.
  2. Após certa altura que é de meio de altura é necessário fazer o Grauteamento das colunas e tijolos ecológicos, nada mais é que usar uma ferragem e concretar aqueles tijolos ou colunas utilizadas as ferragens.

Grauteamento

3. Continuando sua obra subindo mais meio metro é a hora de utilizar os tijolos conhecidos como canaletas, toda a obra a partir deste ponto vai ser feita uma fiada inteira de canaleta, que vai forma uma cinta irá amarrar toda sua obra.

Construindo Tijolo EcológicoConstruindo-Tijolo-Ecologico-2

 

Por conta dessas utilizações não é necessário utilizar nada para se fazer o rejunto para o tijolo ecológico por ele ser modular, ele irá se encaixar mutualmente e utilizando o sistema de grautemaneto e canaletas será uma obra resistente.

Uma dica extra para que você possa ter uma ciência sobre nossos tijolos ecológicos ele é chanfrado sendo um tijolo chanfrando veja na imagem abaixo.

Tijolo-Ecologico-1.

Após a obra finalizada é possível passar um rejunte nos tijolos, para que esse rejunte possa aderir melhor esses chanfros espalham o rejunto para que se chegue até o meio do tijolo fazendo com que penetre para a parte externa, fazendo assim uma melhor aderência do material utilizado, vamos passar uma dica de como fazer esse rejunto para se usar no final da obra.

Tijolo Ecológico 3

Os materiais necessários para se fazer esse rejunto são:

  1. 10 litros de solo, o mesmo solo para fabricar o tijolo.
  2. 1 litro de cola branca.
  3. 1 litro de cimento.

Quer saber mais?

Temos os telefones abaixo e todas nossas redes sociais e também o vídeo sobre esse artigo aqui.

Comentários

Ficou com dúvidas ou precisa de ajuda?

Dúvida, quanto as máquinas, qual artefato ou tijolo ecológico produzir, como fazer e o que é preciso para iniciar sua própria fábrica? Vem bater um papo com a gente, estamos a mais de 51 anos no mercado!

Inscreva-se em nossa newsletter

Inscreva-se no formulário e receba notícias e novidades sobre a JARFEL // SAHARA

Preencha seus dados para podermos te auxiliar

Formulário de Contato

Formulário de Contato

×

Olá!

Clique em um de nossos orientadores de negócio abaixo para conversar no WhatsApp

× Como posso te ajudar?