Você sabe como assentar o tijolo ecológico?
Para começar nosso artigo, temos uma pergunta para fazer a você, nosso leitor do blog da construção civil.
Qual a melhor forma de assenta os tijolos ecológicos?
- A – Cimento cola.
- B – Cola branca.
- C – Nada.
Fique até o final desta leitura que vou escolher todas suas dúvidas sobre esse assentamento correto do tijolo.
Se você escolheu a opção A saiba que eu erro na escolha para fazer o assentamento dos tijolos para sua obra, porque não podemos usar o cimento cola para assentamento.
- Ele é mais resistente que o próprio tijolo.
O tijolo ecológico acontece de dilatar e esse efeito de dilatação ocorrer com o tempo do tijolo, por isso não é recomendado o cimento cola para fazer o assentamento, pois no processo de dilatação dos tijolos o cimento cola por petrificar e por ser mais resistente ocasiona rachaduras o tijolo ecológico, outra coisa que ocorre com o cimento cola é o nivelamento dos tijolos, vou deixar uma imagem abaixo para demonstrativo de como fica o assentamento com esse material.
Veja como a parede ficou desalinhada por conta do assentamento, por isso quem escolheu a opção A errou ao optar por ela, então vamos continuar com nosso artigo para quem escolheu a segunda opção.
- Cola Branca.
A cola branca é uma boa opção de fixação dos tijolos ecológicos, mas não é uma opção de assentamento, pois a cola vai ajudar a manter o tijolo no lugar caso alguém esbarre nos tijolos movendo eles de lugar.
Veja na imagem abaixo:
Lembrando que a cola branca de madeira é usada como uma técnica para estabilizar ou fixar o tijolo e não como um assentamento, mas é uma opção pode se usar.
Vamos continuar, pois ainda temos uma opção restando para esclarecermos.
· NADA
Quem escolheu a alternativa C acertou
Você deve estar se perguntando por que a resposta certa é nada, vou esclarecer essa sua dúvida, pois muitos erram quando vão construir com o tijolo ecológico nessa parte, por isso nós da Jarfel//Sahara damos um treinamento exclusivo para todos nossos parceiros que adquiriram a máquina, mas hoje vamos disponibilizar uma parte desse conhecimento para nossos leitores.
Vamos às explicações agora:
- O tijolo já estará assentado na primeira fiada de tijolo que é a fundação, é necessário ter um conhecimento sobre o assentamento da fundação do tijolo para que o restante da obra continue e termine da maneira correta.
- Após certa altura que é de meio de altura é necessário fazer o Grauteamento das colunas e tijolos ecológicos, nada mais é que usar uma ferragem e concretar aqueles tijolos ou colunas utilizadas as ferragens.
3. Continuando sua obra subindo mais meio metro é a hora de utilizar os tijolos conhecidos como canaletas, toda a obra a partir deste ponto vai ser feita uma fiada inteira de canaleta, que vai forma uma cinta irá amarrar toda sua obra.
Por conta dessas utilizações não é necessário utilizar nada para se fazer o rejunto para o tijolo ecológico por ele ser modular, ele irá se encaixar mutualmente e utilizando o sistema de grautemaneto e canaletas será uma obra resistente.
Uma dica extra para que você possa ter uma ciência sobre nossos tijolos ecológicos ele é chanfrado sendo um tijolo chanfrando veja na imagem abaixo.
Após a obra finalizada é possível passar um rejunte nos tijolos, para que esse rejunte possa aderir melhor esses chanfros espalham o rejunto para que se chegue até o meio do tijolo fazendo com que penetre para a parte externa, fazendo assim uma melhor aderência do material utilizado, vamos passar uma dica de como fazer esse rejunto para se usar no final da obra.
Os materiais necessários para se fazer esse rejunto são:
- 10 litros de solo, o mesmo solo para fabricar o tijolo.
- 1 litro de cola branca.
- 1 litro de cimento.
Quer saber mais?
Temos os telefones abaixo e todas nossas redes sociais e também o vídeo sobre esse artigo aqui.